Garibaldi Clinical Center - Térreo - Av. Anita Garibaldi, 1051
Garibaldi, CEP 40.210-750 | Salvador | Bahia
Seg-Sex: 8:00 as 17:00
Sab : 8:00 as 12:00
71 98164-6632 / 99191-3839
fisicom@fisicom.com.br

LINFODRENODETOX

Apresentação da criadora do método
A LINFODRENODETOX foi criada pela fisioterapeuta Vitória Sampaio (CREFITO - 3814-F) no ano de 2020 após acumular conteúdo teórico e prático com mais de 26 anos de experiência e atuação direta com o sistema linfático nas diversas áreas da Reabilitação e da Estética. Vitoria Sampaio formou-se pela Faculdade Bahiana de Medicina em 1983 e construiu uma ampla formação acadêmica nas diversas áreas da Fisioterapia. É diretora da Fisicom Fisioterapia e cursos, consultora da SMA Equipamentos para Saúde e Estética, professora de cursos de extensão e Pós-Graduação, criadora do método LINFODRENODETOX, practioner em Barra de Access, coach método IKIGAI e atua com o conceito da Fisioterapia com Propósito, líder do serviço de Fisioterapia do Grupo M. Dias Branco.

Conceito
Conjunto de manobras e procedimentos integrativos de descongestão tecidual dos sistemas: linfático, tegumentar, miotendíneo e digestório. É realizado ao longo de 10 sessões realizadas uma vez na semana e a cada semana com um objetivo terapêutico diferente onde são utilizadas manobras de terapias manual, respiração, correções posturais, terapia compressiva e orientações personalizadas com base no Coach IKIGAI.
Baseia-se no princípio da individualidade (cada cliente é único) e abordagem sistêmica (o corpo deve ser tratado como um todo) sendo um atendimento personalizado.

Fundamentação metodológica
O corpo humano é um sistema integrado e unido pelo tecido conjuntivo que tem como funções de definir e manter a forma corporal, conectar órgãos e sistemas, fornecer suporte ao esqueleto. Tem função imunológica e ajuda na reparação e cicatrização; faz troca de nutrientes entre sangue e célula; produz fatores de crescimento, que controlam a proliferação e diferenciação celular.

O tecido conjuntivo apresenta fibras colágenas, elásticas e reticulares e substância fundamental amorfa formada por glicosaminoglicanos, proteoglicanos e glicoproteínas que se ligam a proteínas receptoras presente na superfície celular (integrinas) fornecendo força tênsil e rigidez à matriz, além de e células (fibroblasto, macrófagos, mastócito, plasmócito, células adiposas e leucócitos) atuando na defesa e reorganização constante do tecido. Os hábitos posturais inadequados executados durante toda a vida, associados ao uso assimétrico do corpo humano durante as atividades funcionais e características genéticas podem ocasionar desequilíbrio do sistema neuromuscular e, consequentemente, alterações posturais fazendo com que todo os sistema conjuntivo sofra alterações morfofuncionais com retenção de toxinas, aderências, fibroses, limitação de movimentos, tensão adversa do sistema nervoso gerando dor e disfunções das mais diversas ordens.

A postura tem uma referência direta com as emoções, pois o sistema nervoso central atua continuamente no controle do sistema tônico postural que molda as expressões corporais de acordo com as experiências e hábitos de cada ser humano. Segundo Reich, 1979, o corpo e a postura são um espelho revelador de emoções e o ambiente externo (exteroceptores) influencia nosso ambiente interno (interoceptores). Por exemplo: uma pessoa atitude mental positiva, metas e desejos claros libera neurotransmissores ligados ao prazer e bem estar e a pessoa consegue manter postura ereta, respiração tranquila e livre, olhar na direção do horizonte e músculos relaxados com o corpo funcionando em equilíbrio. O oposto acontece quando uma pessoa pessimista, sem definição clara de seus propósitos aparenta corpo curvado, olhar baixo e desequilíbrio nas estruturas corporais internas.

Desta forma, o LINFODRENODETOX trabalha com manobras teciduais que envolve os sistemas tegumentar, musculoesquelético, digestório, vascular e neural associando manobras da drenagem linfática manual, osteopatia, reeducação postural global-RPG e outras manobras de terapia manual visando a desintoxicação e liberação de aderências teciduais, permitindo o restabelecimento do fluxo livre dos líquidos teciduais promovendo a homeostase sistêmica. Para atuar sobre o estado de positividade, o LINFODRENODETOX utiliza ferramentas do coach IKIGAI que permite a clareza de proposito com acesso à consciência e o empoderamento pessoal.

Descrição do método
* Avaliação sistêmica
* Definição de objetivos terapêuticos
* Manobras miofasciais
* Manobras linfáticas
* Correções posturais
* Frases para ampliação de consciência e propósito

Aplicabilidade
O método aplica-se às diversas áreas da reabilitação e estética sendo indicado em:
* Portadores de dores crônicas (fibromialgia, síndrome dolorosa miofascial, sequelas de Chicungunya,dengue, entre outras);
* Patologias traumato-ortopedicas e reumatológicas;
* Pós-operatório de cirurgias estéticas, reparadoras, ortopédicas, vasculares, bariátrica, entre outras;
* Disfunções estéticas corporais: síndrome da desarmonia corporal, celulite, gordura localizada,lipedema;
* Patologias vasculares e linfáticas

O profissional formado em linfodrenodetox pode atuar em SPA ́s, academias de ginasticas, clinicas de reabilitação e estética

Importância do método para o organismo
* Liberar aderências teciduais, facilitando a flexibilidade corporal;
* Favorecer a eliminação de toxinas e metabólitos;
* Aumentar a oxigenação e nutrição dos tecidos;
* Diminuir a pressão sobre terminações nervosas livres, promovendo efeito analgésico;
* Estimular a peristaltismo e desintoxicar intestino, auxiliando nos tratamentos para disbiose;
* Melhorar consciência postural;
* Melhorar sensação de peso nas pernas;
* Melhorar sensação de câimbras em braços e mãos;
* Melhorar o empoderamento pessoal;
* Promover uma sensação de alivio e bem-estar